As consequências esportivas na sociedade

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

As consequências esportivas na sociedade

Mensagem por Natália Brito Ribeiro em Ter Ago 01, 2017 3:35 am

O esporte vem aumentando a sua popularidade cada vez mais. Com a globalização e a revolução tecnocientífica, muitos estudos avançados surgiram para provar que a constante prática do esporte faz com que o metabolismo do corpo humano funcione corretamente. Os povos antigos, como os gregos, já haviam percebido isso e por esse motivo fundaram os jogos olímpicos, para valorizar o corpo através da prática daquilo que o faz ficar saudável.
Acredita-se que o esporte além de cuidar da saúde, faz com que o indivíduo sinta-se bem fisicamente e mentalmente. Através da prática esportiva também é possível aprender a conviver um com o outro e por isso o esporte tem sido utilizado na educação de crianças para que elas venham desenvolver o respeito ás regras que existem e que regem a sociedade. Esse é um dos motivos que comprovam como a racionalização do esporte se faz importante para todos nós.
A racionalização do esporte é o uso da razão instrumental na ação humana, ou seja, tomar atitudes sem ser influenciado pelo lado afetivo pois as regras precisam ser seguidas. Com essa exigência,os atletas que crescem nas máquinas que regem o meio esportivo, são aqueles eficientes que seguem o que lhes são cobrados.
O esporte também é visto como uma forma de escape onde o torcedor pode externar a sua paixão, desespero, medo, raiva e descontrole sem ser classificado como um desequilibrado. Ao perceber esse fato, o imperador romano Otávio criou a política do pão e circo onde as pessoas de várias camadas sociais iam assistir ao esporte gratuitamente e recebiam trigo. Essa política fez com que a popularidade do império aumentasse pois todo o povo ao estar assistindo a um "circo esportivo" esquecia-se que o imposto era caro demais e apenas se lembravam que tinham ganhado trigo para os sustentarem para mais um dia. Esse mesmo método foi utilizado na época da ditadura militar onde houve um grande investimento no futebol enquanto a liberdade reprimida era sendo apagada da mente populacional. Ainda hoje há o uso dessa política para fazer com que a população esqueça do caos que vivem cotidianamente.
A prática esportiva foi profissionalizada fazendo com as empresas de esporte se tornassem uma das maiores do mundo gerando empregos e também aumentando a popularidade de seus patrocinadores que investem para que por exemplo, as cores da camisa do time estejam ligadas a cor da marca investidora.
Por todos esses motivos pode-se afirmar que o esporte cresceu elevando a economia, saúde e bem estar, entretanto carrega consigo a injustiça, alienação e esquecimento.

Natália Brito Ribeiro

Mensagens : 6
Data de inscrição : 19/03/2017

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum