Relatos de experiências.
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Diário de bordo

Ir para baixo

Diário de bordo Empty Diário de bordo

Mensagem por Steffany AB Ter Set 19, 2017 2:56 am

Muito se têm discutido, recentemente, acerca dos temas Relação Cintura-Quadril e Índice de Massa Corporal. A RCQ é obtida pela divisão do tamanho da cintura pela medida do quadril. Já o IMC é medido pelo peso dividido pela altura. Os mesmos são utilizados para verificar a gordura corporal, que pode ser dividido em: baixo, moderado, alto e muito alto.

Para trabalhar em sala sobre esse assunto, foram divididos dois grupos para fazer a tabulação de dados sobre a Relação Cintura-Quadril dos alunos. Um grupo ficou responsável por fazer essa tabulação por salas e o outro grupo, de fazer por idades e no final dizer qual a maior taxa entre os alunos de cada sala/idade, se o nível de gordura e possíveis problemas cardiovasculares no futuro são baixo, moderado, alto ou muito alto. Foram usadas as pesquisas feitas pelo ensino médio nos alunos do fundamental. A partir daí foram recolhidas informações como idade, sexo, tamanho da cintura e tamanho do quadril, depois da coleta desse material foi feita a criação dos gráficos.

Pelo texto foi possível analisar que mesmo pessoas que praticam exercícios regularmente não estão dispensadas de terem problemas cardiovasculares, muito pelo contrário. Além de fazer exercícios físicos cotidianamente, é necessário ter uma boa alimentação, deixar de lado os vícios como o do cigarro, a bebida, entre outros. A gordura corporal não indica apenas riscos de doenças coronarianas, mas também de hipertensão arterial, diabete, além é claro da obesidade. A atividade física pode ajudar inclusive no que diz respeito ao físico das pessoas, algo que tem sido muito valorizado pela sociedade ultimamente.

Em virtude dos fatos mencionados, é necessária uma preocupação maior não só com o estético, mas com a saúde. Fazer exames regularmente, além de procurar profissionais na área da saúde como um nutricionista e um professor de educação física são alguns dos cuidados que as pessoas precisam ter para levar uma vida mais saudável.


Steffany AB

Mensagens : 11
Data de inscrição : 18/03/2017

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos