Relatos de experiências.
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ed física militarista

Ir para baixo

Ed física militarista Empty Ed física militarista

Mensagem por Mayara Barreto Dom Mar 19, 2017 2:48 pm

Após o período da educação física pautada no higienismo, um dos primeiros vestígios da educação física militarista encontrados no Brasil foi por Getúlio Vargas. Sua intenção era preparar pessoas para a guerra, para também manter a saúde. Sendo chamada assim, educação física militarista.
As primeiras relações históricas da educação física vieram época da Era Vargas aqui no Brasil com o propósito de preparar uma pessoa para a guerra com força e virilidade, mas mesmo tentando houve várias pessoas precárias com situações de pouca saúde. A educação física era obrigatória em diversas escolas, como instrutores os militares.
A educação física militarista não se resume somente como uma prática militar, é muito mais acima disso, passou a ter uma identidade relacionada a ordem moral e cívica, juntamente com princípios de segurança nacional que se relacionava com a eugenia da raça e do adestramento físico relacionado a defesa.
Atualmente esse modelo de educação física, não é tão aceita, já significava ultrapassado. Mas apesar de tudo é inegável o seu legado para a nossa educação física. E resgatando essa história, uma rede de academias Bodyteh lançou uma aula inspirada nos treinos do exército. Hoje ela é baseada para a prática esportiva e a ginástica, com movimentos menos voltados ao militarismo.

Mayara Barreto

Mensagens : 6
Data de inscrição : 15/02/2017

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos