Ed física militarista

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Ed física militarista

Mensagem por Mayara Barreto em Dom Mar 19, 2017 2:48 pm

Após o período da educação física pautada no higienismo, um dos primeiros vestígios da educação física militarista encontrados no Brasil foi por Getúlio Vargas. Sua intenção era preparar pessoas para a guerra, para também manter a saúde. Sendo chamada assim, educação física militarista.
As primeiras relações históricas da educação física vieram época da Era Vargas aqui no Brasil com o propósito de preparar uma pessoa para a guerra com força e virilidade, mas mesmo tentando houve várias pessoas precárias com situações de pouca saúde. A educação física era obrigatória em diversas escolas, como instrutores os militares.
A educação física militarista não se resume somente como uma prática militar, é muito mais acima disso, passou a ter uma identidade relacionada a ordem moral e cívica, juntamente com princípios de segurança nacional que se relacionava com a eugenia da raça e do adestramento físico relacionado a defesa.
Atualmente esse modelo de educação física, não é tão aceita, já significava ultrapassado. Mas apesar de tudo é inegável o seu legado para a nossa educação física. E resgatando essa história, uma rede de academias Bodyteh lançou uma aula inspirada nos treinos do exército. Hoje ela é baseada para a prática esportiva e a ginástica, com movimentos menos voltados ao militarismo.

Mayara Barreto

Mensagens : 6
Data de inscrição : 15/02/2017

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum