Historiografia da Educação Física

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Historiografia da Educação Física

Mensagem por Beatriz Soares Santos em Sab Mar 18, 2017 9:18 pm

Segundo o que foi trabalhado em sala de aula sobre o texto “Reflexões historiográficas sobre a Educação Física militarista” surgida no início do século XX, instalada por Getúlio Vargas, era praticada na época da Ditadura Militar para impor um sentimento patriarca.

Sendo obrigatória nas escolas, a Educação Física militarista era lecionada por participantes do exército. Traziam consigo métodos disciplinares e higienistas que valorizavam a saúde das pessoas e a saúde pública. Os aspectos historiográficos ao ver de Goellner et al apontam que “ o ato de estudar o passado se torna um instrumento de entender e ressignificar o presente”, ou seja, estudando o passado é possível compreender o presente.

A Educação militarista era aplicada nas escolas de uma forma bem rígida com o objetivo de preparar os jovens não só para as guerras que estavam acontecendo no mundo naquela época, mas também para a execução do projeto de sociedade idealizado pela ditadura do Estado Novo. Os métodos militaristas tinham objetivos particularmente parecidos com os Métodos Ginásticos que eram promover a saúde, a coragem, a força e a energia de viver.

Atualmente a Educação Física não é mais trabalhada com cunho militar e sim de uma forma mais descontraída. Segundo o ponto de vista de Ghiraldelli Júnior “a Educação Física seria encarada como algo útil e bom socialmente”. E para Juscelino Kubitschek “A educação escolar passaria da mera instrução à educação integral do aluno”.


Beatriz Soares Santos

Mensagens : 4
Data de inscrição : 18/03/2017

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum