Relatos de experiências.
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

O Estado Novo e a Ed. Física

Ir para baixo

O Estado Novo e a Ed. Física Empty O Estado Novo e a Ed. Física

Mensagem por Karen Louzada Ter Abr 18, 2017 4:18 am

Pelo que presenciei na aula, entendi que o nome Estado Novo foi dado no momento que o Brasil foi governado por Getúlio Vargas(em 1937 a 1945). Esse período foi marcado pela ditadura.

Tudo começou com Getúlio Vargas se elegendo a presidente da república, ele teve apoio de grande parte da população e então foi eleito. Mas o que a população não esperava aconteceu. Getúlio deu um golpe ( o Golpe do Estado Novo de 1937), e então impôs uma constituição nova ("polaca") e a mesma possuía muitas características anti-democráticas.

Todo o país sofreu alterações, tais tipo: criação de uma nova moeda, aumento da burocracia estatal, controle dos sindicatos e entre outras.

A Educação Física neste período se associava( além dos esportes) a uma idéia de "Segurança Nacional" como o texto fala. Ela estava focada em um ser humano perfeito fisicamente e com isso várias instituições foram criadas.

Ao ler o texto novamente e ao me recordar da aula, conclui-se que o Estado Novo provocou inúmeras mudanças no país e que o alvo principal de Getúlio nas novas "normas" na Educação Física eram os jovens, pois eles ainda não tinha um pensamento formado sobre tal acontecimento, então eles eram mais fáceis de "manipular" suas formas de pensar.
Karen Louzada
Karen Louzada

Mensagens : 14
Data de inscrição : 15/02/2017

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos