O Estado Novo e a Ed. Física

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

O Estado Novo e a Ed. Física

Mensagem por Karen Louzada em Ter Abr 18, 2017 4:18 am

Pelo que presenciei na aula, entendi que o nome Estado Novo foi dado no momento que o Brasil foi governado por Getúlio Vargas(em 1937 a 1945). Esse período foi marcado pela ditadura.

Tudo começou com Getúlio Vargas se elegendo a presidente da república, ele teve apoio de grande parte da população e então foi eleito. Mas o que a população não esperava aconteceu. Getúlio deu um golpe ( o Golpe do Estado Novo de 1937), e então impôs uma constituição nova ("polaca") e a mesma possuía muitas características anti-democráticas.

Todo o país sofreu alterações, tais tipo: criação de uma nova moeda, aumento da burocracia estatal, controle dos sindicatos e entre outras.

A Educação Física neste período se associava( além dos esportes) a uma idéia de "Segurança Nacional" como o texto fala. Ela estava focada em um ser humano perfeito fisicamente e com isso várias instituições foram criadas.

Ao ler o texto novamente e ao me recordar da aula, conclui-se que o Estado Novo provocou inúmeras mudanças no país e que o alvo principal de Getúlio nas novas "normas" na Educação Física eram os jovens, pois eles ainda não tinha um pensamento formado sobre tal acontecimento, então eles eram mais fáceis de "manipular" suas formas de pensar.
avatar
Karen Louzada

Mensagens : 3
Data de inscrição : 15/02/2017

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum