Entendimento e discussão da aula

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Entendimento e discussão da aula

Mensagem por Mateus Brito em Seg Mar 20, 2017 10:46 pm

Colégio Antônio Pinheiro – CAP
Aluno: Mateus Silva Britto
Professor: Ramon
Disciplina: Ed. física

 A discussão da ultima aula orquestrada pelo nosso professor Ramon, teve como eixo principal o texto "reflexões historiográficas sobre a educação física militarista" tal texto nos levou para tais perguntas, origem da educação física, quando ela foi originada e o processo histórico para ela ficar como está hoje em dia, tais perguntas foram respondidas, discutidas e esclarecidas com a participação do professor e dos alunos.
 
 A educação física não começou como ela já está hoje, ela foi aprimorando junto com as necessidades, da sociedade e da época que os homens viviam. Teve início junto com o homem primitivo quando ele teve a necessidade de lutar, correr ou caçar com intuito de sobreviver. Na idade media com o teocentrismo não teve muitas descobertas na educação física apenas alguns aprimoramentos nos instintos básicos. Na Grécia com o antropocentrismo o homem foi tido como "centro de todo o universo" então junto com o renascentismo começou a procura pelo corpo perfeito, levando o surgimento de inúmeros esportes, novos métodos. Em roma era utilizado como preparação militar. Essas mudanças transformaram a educação física em como ela é hoje.
 
 Já no Brasil e em outros inúmeros países durante a II guerra se propagou a praga do socialismo levando assim a inúmeras ditaduras. O Brasil mesmo apoiando os EUA que defendia o fim das ditaduras e o fim do socialismo, estava vivendo em uma ditadura militarista. Como os professores de educação física em sua grande maioria eram militares a educação física passou a ser um método de manipulação de ideais e treinamento militar. Mesmo com muitas controvérsias leva-se a acreditar que foi um período "sombrio", pois eram muito rigorosos e exigiam uma condição corporal muito além do normal para os estudante. Assim como aconteceu no Brasil deve ter ocorrido em outros países então a educação física não teve um passado apenas de historia bonitas.
 
 Podemos concluir que a educação física além de ser essencial e necessária para a nossa vida, ela faz parte da nossa história sem ela não estaríamos como estamos hoje, pois não teríamos as técnicas básicas de sobrevivência e também não teríamos uma vida saudável e estável como temos hoje.

Mateus Brito

Mensagens : 3
Data de inscrição : 17/02/2017

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum