Resumo anual

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Resumo anual

Mensagem por João Victor Santos Novaes em Ter Out 31, 2017 2:22 am

No ano de 2017, muito se aprendeu acerca dos princípios da educação física e de como ela evoluiu até chegar nos dias atuais.
Primeiro estudamos a respeito do homem primata. O seu corpo era a sua maior arma, e ele o utilizava para absolutamente tudo. Os movimentos de abaixar, correr e pular foram fundamentais para que ele atingisse seus objetivos. Por este motivo que até hoje se tem uma imagem de um homem fisicamente forte quando se fala de um ser humano primata.
O próximo passo foi estudar a respeito da educação física militarista. Foi implantada por Vargas, e tinha como objetivo atingir o ponto máximo da capacidade de alguém. O problema é que oprimia fisicamente e psicologicamente várias pessoas (as consideradas mais fracas). Além disso, os praticantes miravam o corpo perfeito e faziam de tudo para adquiri-lo.
Após a educação física militarista, veio a influência do estado novo na educação. O maior objetivo era tornar a nação forte e unida, e para isso usou-se o artifício de induzir jovens aos objetivos nacionais.
Após o estudo do estado novo, vimos a respeito dos negros e da capoeira. Por serem escravos, os negros não podiam ter domínio de lutas ou algo do tipo. Para isso eles inventaram a capoeira, que é uma espécie de dança misturada com luta. Nos horários de descanso os negros lutavam, e com a supervisão dos feitores, eles fingiam estar dançando. Com isso criou-se a capoeira, que se enraizou e virou a mais forte cultura e de certa forma virou uma grande lembrança dos afrodescentes escravos brasileiros.
O próximo assunto estudado (talvez o mais extenso e caloroso) foi a respeito do esporte. O esporte tem várias faces, entre elas a profissional, a que se trata do lazer, saúde etc. Para começar é importante citar que ele é meio que "corre" muito dinheiro, e por isso atrai muitos jovens. A oportunidade de estar praticando um esporte profissionalmente é algo que certamente já passou pela cabeça da maioria dos adolescentes. O que é pouco midiático e de total importância, é o investimento excessivo em alguns atletas, e a falta de recursos básicos para outros. Citou-se o exemplo da empresa R9 (Ronaldo Fenômeno 9) que ajuda milhões de jovens todo ano a realizarem seu sonho (sem essa ajuda seria muito mais difícil, afinal, existem milhares de outros competidores com mais condição). Por ser um meio muito badalado, o esporte já chegou a ser especulado como uma política pública, afinal, transforma o sentimento de milhões de pessoas em milésimos de segundo (um gol no futebol, ou um ponto no basquete por exemplo).
Após a longa discussão, estudamos um pouco sobre a relação cintura-quadril (RCQ), e fizemos um artigo a respeito com as salas do colégio. Trata-se de uma relação do tamanho da cintura pelo tamanho do quadril, e o resultado dará uma expectativa das chances de doenças cardiovasculares.
Enfim, esses foram todos os assuntos estudados durante o ano letivo na matéria de educação física!

João Victor Santos Novaes

Mensagens : 3
Data de inscrição : 31/07/2017

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum