A Educação Física Militarista

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

A Educação Física Militarista

Mensagem por Karen Louzada em Dom Mar 19, 2017 6:47 pm

A Educação Física Militarista teve começo na era Vargas (em 1930), no período que Getúlio Dornelles Vargas se tornou presidente do Brasil.

Uma característica muito importante dessa Educação Física Militarista foi a exigência a toda população, modelos de condutas moldes. Essa concepção também tinha a preocupação sobre a saúde pública e inclusive a da individual. Mas com o objetivo principal de conquistar uma população​ jovem hábil de suportar a luta, a batalha, e claro, a guerra.

No ano de 1931, a Educação​ Física foi concebida como uma matéria exigida nos colégios e nos cursos secundários. Já em 1933 a Escola de Educação Física do exército foi criada. A inspiração para essa disciplina na época, era o fascismo. O mesmo influenciava na criação de um homem "adestrado" e disciplinado. Também nesse período a Educação Física era usada como recurso de originar “máquinas humanas” a função da nação.

Após o ano de 1945, houve o afastamento de Getúlio Vargas e a derrota do nazifascismo, com isso a Educação Física Militarista foi obrigada a sofrer alterações.

Atualmente, a Educação Física não é mais voltada ao militarismo. Mas sim, proporcionar aos cidadãos um futuro com melhor qualidade de vida e bem estar, sem a necessidade de criar atletas. No entanto se for percebido alguma predisposição para determinada modalidade esportiva, o mesmo será orientado para procurar um treinamento específico.
avatar
Karen Louzada

Mensagens : 14
Data de inscrição : 15/02/2017

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum